O mais recente estudo sobre consumo de podcasts nos EUA, o “Podcast Download – Fall 2025“, realizado pela Cumulus Media e Signal Hill Insights, confirma que o áudio continua sendo o modo primário de consumo, mesmo com o crescimento da opção por vídeo. A pesquisa, que entrevistou 603 consumidores semanais de podcasts entre 8 e 21 de outubro de 2025, traça um panorama complexo sobre a disputa de plataformas e a ascensão do vídeo.

Áudio é o rei, mas vídeo cresce

Apesar de os podcasts visuais estarem em alta, o hábito de apenas ouvir o conteúdo permanece firme. A grande maioria dos consumidores (92%) continua escolhendo o formato de áudio. Apenas 8% dos entrevistados afirmam que somente assistem aos podcasts. Desde abril de 2022, o percentual médio de ouvintes que “escutam” podcasts se manteve estável em 91%.

  • Percepção do Consumidor: Em diversas pesquisas (incluindo Triton Digital e Edison Podcast Metrics), o YouTube detém uma liderança substancial no ranking de plataforma “mais usada”. Quando perguntados, 42% indicam o YouTube, um aumento notável em relação aos 15% registrados em julho de 2019.

  • Comportamento Real (Tempo Gasto): A pesquisa “Share of Ear” da Edison Research (Q3 2025), que rastreia o tempo real de escuta, revela que o Spotify detém uma pequena vantagem no tempo gasto (29%), ligeiramente à frente do YouTube (28%). A Apple segue com 18%.

As três grandes plataformas — Spotify, YouTube e Apple — juntas, representam 75% do tempo total de consumo de podcast nos EUA. Amazon e iHeart seguem com 4% cada.

A discrepância entre a percepção e o comportamento real pode ser explicada pelo fato de os americanos passarem muito tempo no YouTube em geral. A audiência pode superestimar o tempo gasto com podcasts na plataforma, que se tornou uma “base de entretenimento” onde os usuários ficam para consumir todos os tipos de conteúdo.

YouTube: o motor de descoberta

O YouTube é, inequivocamente, o líder na descoberta de podcasts. Agindo como um “mecanismo de busca de entretenimento”, 45% dos consumidores semanais que começaram a ouvir um novo podcast nos últimos seis meses o fizeram pelo YouTube.

Apesar de sua força, o YouTube não é um jardim murado no podcasting. O estudo revela que 70% dos consumidores de podcast no YouTube afirmam que mudariam de plataforma se um podcast se tornasse exclusivo de outro serviço. Além disso, 52% dos consumidores do YouTubeouvem um podcast nos dois lugares.

Outros fatores de destaque do relatório:

  • Dispositivos: Os smartphones são os principais dispositivos de tuning para Apple e Spotify. Já a audiência do YouTube divide seu tempo, usando laptops/ tablets e TVs.

  • Smart TVs vs. Smart Speakers: As TVs inteligentes representam agora 8% do tempo gasto com podcasts, quatro vezes mais que os smart speakers (2%).

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