Alguns podcasts publicam novos episódios diariamente. Outros lançam semanalmente. Alguns lançam um novo episódio a cada hora.

A frequência de publicação de podcasts pode ser consistente ou esporádica. Episódica ou sazonal. “Sempre ativa” ou em lotes de postagem limitada. Com esse tipo de variedade, não é surpreendente que uma das perguntas mais comuns que ouço de podcasters seja uma clássica pergunta…

Estou publicando demais ou muito pouco?

É fácil saber com que frequência um podcast lança episódios. Mas pode ser muito mais difícil entender se a frequência de publicação de um podcast é “certa”.

Muitas vezes, a frequência de publicação de episódios é ditada pelo tempo e recursos disponíveis. Ou por um precedente estabelecido por outro programa similar. Ou pela necessidade de uma equipe de vendas de ter inventário de anúncios disponível.

Acho que há uma maneira melhor de pensar sobre o número “certo” postagens de episódios: ouça o que sua audiência lhe diz quando vota com seus botões de play. Na Bumper, usamos uma métrica derivada para nos ajudar a entender o apetite da audiência: episódios médios por ouvinte verificado.

Por anos, usamos este número para ajudar nossos clientes a entender se eles estão produzindo demais ou de menos, e para ajustar a produção de seus podcasts para corresponder a demanda da audiência.

Como calcular os episódios médios por ouvinte

Episódios médios por ouvinte verificado é uma métrica derivada, o que significa que é calculada a partir de outras métricas principais fornecidas por plataformas como Apple e Spotify. Os ingredientes-chave que usamos são:

  • Ouvintes únicos por dia/semana/mês no nível do podcast

  • Ouvintes únicos por dia/semana/mês no nível do episódio individual

Por exemplo, se um usuário do Spotify ouve três episódios do mesmo podcast em uma única semana, ele conta como um ouvinte semanal no nível do podcast. Mas ele também conta três vezes no nível do episódio (uma para cada um dos episódios que ele ouviu).Podemos usar essa “desduplicação” em vários níveis para nos ajudar a entender o número médio de episódios reproduzidos por ouvinte único dentro de um período de tempo:

Isso nos dá uma média que podemos rastrear ao longo do tempo. Vamos olhar para os episódios médios por ouvinte mensal para um podcast de exemplo:

No seu primeiro mês, o número médio de episódios por ouvinte mensal foi de 1,4. Nos meses seguintes, essa média subiu para cerca de 2, onde permaneceu estável desde então. Isso faz sentido intuitivo: no início da vida do podcast, havia muitos ouvintes que conferiram um único episódio, puxando a média para baixo.

Episódios médios por ouvinte vs. volume de publicação

Por si só, o número médio de episódios por ouvinte é uma curiosidade interessante. Mas este número rapidamente se torna útil quando comparado ao volume de publicação de um podcast.

Vamos olhar para nosso podcast de exemplo novamente. Quando sobrepomos os episódios médios por ouvinte verificado em cima do volume de lançamento de episódios, podemos ver imediatamente que em muitos meses, em média, os ouvintes consomem menos da metade do número de episódios publicados naquele mês:

Curiosamente, para este podcast, o número médio de episódios permanece constante, independentemente do número de episódios publicados. Não parece importar se o programa publicou 4, 5 ou 6 episódios por mês… o número médio de episódios por ouvinte fica perto de 2. Isso é a audiência votando com seus botões de play.

Analisei essas proporções para muitos tipos diferentes de podcasts. Para a maioria daqueles que analisei, a publicação de episódios adicionais tende a render retornos marginais decrescentes. Porque, é claro, publicar mais episódios não significa que sua audiência irá reproduzir mais episódios.

É claro, publicar episódios adicionais pode lhe render downloads adicionais a curto prazo, porque downloads automáticos ainda são uma coisa em 2025. Mas, é claro, os downloads não medem o consumo. E em alguns casos, aumentar a produção de um podcast além da demanda da audiência pode sair pela culatra e aumentar as chances de desencadear uma pausa em downloads automáticos.

Programas diários vs. programas semanais

Dados da Apple e do Spotify nos permitem calcular episódios médios por ouvinte diariamente, semanalmente ou mensalmente. Dada a forma como essas plataformas desduplicam usuários ao longo do tempo, a escolha da periodicidade importa muito.

Para ilustrar isso, entrei em contato com James Cridland, editor da Podnews, que publica tanto o Podnews Daily quanto o Podnews Weekly Review. A cadência de lançamento de cada programa deve ser bastante óbvia a partir de seus títulos.

O Podnews Daily publica um novo episódio em cada dia de semana, como um relógio. Isso é 5 episódios por semana. Tenho certeza de que alguns ouvintes semanais dão play todos os dias, puxando a média para cima. Também tenho certeza de que alguns ouvintes semanais só dão play uma vez por semana, arrastando a média para baixo. Mas o ouvinte “médio” nocional do Podnews Daily no Apple Podcasts dá play entre 2-3 episódios por semana.

Mudando para um programa publicado com menos frequência, uma análise do Podnews Weekly é provavelmente mais adequada para a periodicidade mensal, já que ele publica vários episódios por mês. Assim como no podcast diário, vemos números semelhantes ao longo do tempo, com o ouvinte médio do Apple Podcasts reproduzindo cerca de 2 episódios por mês:

Essas médias são ambas fortes e consistentes, se você me perguntar.

O que é “bom”?

Não existe um único número médio ideal de episódios por ouvinte. Mas, de modo geral:

  • 100% não é um alvo razoável. Para a maioria dos podcasts, é irrealista esperar que toda a audiência ouça cada episódio que você publica.

  • Essas médias são sensíveis à eficácia do marketing de podcast. Quando uma campanha de marketing envia um grande número de ouvintes para um programa, ouvintes que experimentam um único episódio podem arrastar a média para baixo. Isso é normal e esperado.

  • Geralmente não é ideal publicar significativamente mais episódios do que seu ouvinte médio consome. Se seu programa publica 14 episódios por semana e seu ouvinte médio consome 1,5, você está lançando um monte de material que não é consumido. Isso pode sugerir uma abordagem de “menos é mais”.

  • Se a média de episódios por ouvinte é similar à produção episódica do seu podcast, pode ser o resultado de um segmento altamente engajado da audiência puxando a média para cima. Programas com altas proporções podem ser bons candidatos para opções de assinatura paga. Isso também pode sugerir uma oportunidade de aumentar a produção de mais episódios.

Uma maneira diferente de crescer

Nossa equipe na Bumper é especialista em crescimento de podcast e dados. Nossos clientes querem aumentar o alcance e o impacto de seus podcasts. E é importante lembrar que existem diferentes maneiras de crescer.

Uma maneira de crescer é encontrar novos ouvintes e atrair esses novos ouvintes para passar mais tempo com seu podcast.

Outra maneira muito menos comentada de crescer é fazer com que sua audiência existente volte mais vezes, passe mais tempo com seu conteúdo.

Programas de sucesso fazem as duas coisas.

Novamente, é irrealista esperar que todos em sua audiência cliquem em play em cada episódio que você publica. Mas quase sempre há uma oportunidade de melhorar o número médio de episódios por ouvinte do seu programa. Se você publica 4 ou 5 episódios por mês, e seu ouvinte médio dá play em 2 deles… aqui estão as perguntas que eu faria:

  • O que posso fazer em meus episódios para encorajar os ouvintes existentes a passar mais tempo comigo?

  • Como posso fazer um gancho e deixar os ouvintes animados para voltar para nosso próximo episódio?

  • Que canais não-podcast (por exemplo, social, e-mail) podem servir como um lembrete para minha audiência existente de que há algo ótimo esperando por eles em seu aplicativo de podcast?

  • O que há no meu catálogo de episódios antigos para o qual posso direcionar as pessoas?

  • Como posso encorajar que escutem novamente alguns episódios ao longo do tempo?

Conheça seu número

Aposto que você já sabe quantos episódios você publica, e com que frequência.

Mas você sabe quantos episódios sua audiência está realmente reproduzindo?

Se não, eu recomendo descobrir. Caso contrário, você pode estar perdendo uma oportunidade de crescimento.

/

Keep Reading


No posts found